quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Alergia ao leite ou Reação à Vacina Rotavírus?


Aos 4 meses de idade meu filho teve uma hemorragia estomacal, descobri pois as fezes dele começaram a apresentar pequenos pontos de sangue, algumas vezes o coco saia escuro (sangue pisado).

Claro que toda mãe vendo isto entre em panico, ao primeiro sinal de sangue já liguei para o pediatra, até então muito bem recomendado e que atende em um hospital muito famoso em São Paulo conhecido como um dos mais caros da cidade. A consulta também era bastante cara, sendo assim entendesse que estamos com um profissional altamente qualificado! Certo?! ERRADO!

A primeira coisa que ele cogitou foi alergia ao leite já que a unica alimentação na época era exclusivo o leite materno ou seja leite do meu peito.

 Então o doutor me perguntou o que havia comido de diferente e recomendou que eu suspendesse logo 5 grupos de alimentos, sendo, ovos, nuts (castanhas, amendoins, etc), peixes e frutos do mar em geral, leite de vaca e soja.

Bom, ficou muito difícil para mim, cheguei a pensar em tirar o bebe do peito, mas estava disposta a tentar a dieta pelo meu filho.

Pesquisando sobre o assunto encontrei alguns textos que falavam sobre a vacina rotavírus,
Que coincidentemente eu tinha dado a segunda dose para meu filho na semana anterior ao episodio de sangramento intestinal começar.

Levantei esse assunto com o pediatra, que automaticamente me garantiu não ter nada haver, atentem para o GARANTIU!

Ok, resolvi procurar um gastro, um dos melhores de São Paulo, sem titubear ele disse que isto era uma reação da vacina, afinal o bebe já estava mamando a meses, quase 5 meses, no meu peito e nada tinha acontecido anteriormente.

Me disse que o episodio poderia durar uns 15 dias em alguns casos até 1 mês, porem nada poderia ser feito a não ser esperar. mas que o bebe não corria nenhum risco, apenas suspendeu a terceira dose da vacina rotavírus e nos mandou observar. Isso durou cerca de 15 dias e parou.

Meu ponto é...os pediatras nunca atribuem problemas de saúde com reações de vacinas, digo isso poque estou na quinta pediatra e só agora acertei, a maioria neste caso vai logo dizendo que o problema é o leite materno, e tanto a mãe quanto o bebe ficam sofrendo com dietas malucas e restrições dificílimas!

Acho correto suspender os alimentos, é uma tentativa valida ate ir mais a fundo no problema, poderia mesmo ter sido algo que ele tivesse alergia, mas sera que não vale atentar para o fato de o bebe ter sido recentemente vacinado contra  rotavírus? Quantas mães estão passando por isso agora e sofrendo sem saber que pode ser algo simples de resolver.

Graças a Deus eu não sou uma mãe conformada, senão nos estaríamos ate agora neste drama, ja fizemos muitos exames,  e ele atualmente come de tudo, e eu também.
Hoje ele tem exatos 1 ano e 2 meses e esta ótimo comendo e comendo muito bem e nunca mais teve nada depois disto.

Meu conselho é,

Questione seu pediatra, procure segunda opinião, vá ate um gastro pediátrico se seu caso esta parecido com o de meu filho.

Importante! Não vá fazendo nada por sua conta, pois não posso garantir que todo caso é simples assim, procure bons profissionais e não descanse ate ter certeza, isso é muito importante!

Uma pediatra chegou a receitar Neocate um leite que custa R$160,00 na época. Imagine que disperdi cio de tempo e dinheiro além de desgastante...

Lembrando que quem necessitar deste leite pode pegar na prefeitura gratuitamente, basta o pediatra preparar uma documentação que devera ser levada pelos pais ao posto de distribuição mais próximo de suas casas.

Vi muitas pessoas dizendo ser contra essa vacina depois, e realmente posso garantir da minha parte que um próximo filho meu não tomara, pois fui informada que se acaso meu filho pegasse esse vírus tem tratamento.




  • Rotavirus



  • Rotavirus é um género de vírus de RNA de dupla hélice da família Reoviridae. É umas das principais causas de diarréia grave em lactentes e crianças jovens, e é um do diversos vírus que causam infecções comumente chamadas de gastroenterite. Wikipédia



  • ClassificaçãoGénero








  • 4 comentários:

    1. Olá, vc saberia dizer por quanto tempo persistiu o sangramento nas fezes?

      ResponderExcluir
    2. Tbm gostaria de tirar algumas dúvidas.
      Qual quantidade e qual tipo de sangue?
      Estou no mesmo dilema que o seu amiga.
      Se puder tirar minhas dúvidas me procure por favor.
      Meu face è Luana Frezer

      ResponderExcluir
    3. Tbm gostaria de tirar algumas dúvidas.
      Qual quantidade e qual tipo de sangue?
      Estou no mesmo dilema que o seu amiga.
      Se puder tirar minhas dúvidas me procure por favor.
      Meu face è Luana Frezer

      ResponderExcluir
    4. Eu já não sei mais o que pensar, estou sem NADA que contenha leite e derivados há tempo, anteontem meu bebê fez cocô com sanguinho, quase impercetível. Já faz 45 dias da vacina dos 2 meses, até então ele não teve nada. Eu tenho certeza que não consumi nada contaminado, tenho experiência com alergia, sou alérgica a trigo...

      ResponderExcluir